Direita vai estar 30 anos em Belém?
Marcelo Rebelo de Sousa, sempre inesperado, lançou há dois dias a candidatura de Pedro Passos Coelho às eleições presidenciais de 2026.
Fê-lo, não por acaso, no centenário do nascimento de Agustina Bessa Luís, escritora conotada com o centro-direita, que foi uma das principais apoiantes de Freitas do Amaral nas eleições presidenciais de 1986.
Passos Coelho é um candidato presidencial forte, apesar de ter também pontos francos. Ter mandado os jovens portugueses emigrar e ser um dos mentores do aumento da Taxa Social Única para os trabalhadores e diminuição para os patrões, em 2012, quando era primeiro-ministro, serão sempre duas máculas.
Se Passos ganhasse as presidenciais de 2026, tal significaria que a direita poderia manter-se em Belém durante 30 anos seguidos, após os mandatos de Cavaco Silva (2006-2016) e Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2026).
Esta possibilidade aumenta a responsabilidade do PS em apresentar também um forte candidato presidencial e acompanhar a parada. O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, tem sido um dos nomes mais falados. É o político português com a maior experiência ministerial de sempre, tendo tutelado cinco diferentes pastas ministeriais durante quase 15 anos. Porém, nunca foi o nº 1. Além do mais, não é uma figura simpática e gerou anti-corpos, até na comunicação social, um pouco como Ferro Rodrigues.
Onde estão os pesos pesados do PS? António Costa, que termina o mandato como primeiro-ministro em 2026, é um, António Guterres, que também sai de secretário-geral da ONU no mesmo ano é outro. Costa tem, porém, pontos negativos. Em 2026, poderá levar quase 11 anos como primeiro-ministro e estar mais desgastado que nunca. Recorde-se que Cavaco Silva perdeu as eleições presidenciais de 1996 para Jorge Sampaio logo após estar dez anos como primeiro-ministro. António Guterres parece uma muito melhor cartada, com o valioso trunfo de dez anos à frente da ONU. A idade, 76 anos em 2026, pode ser uma desvantagem. Mas Joe Biden não se tornou presidente dos EUA com 78 anos? E Trump não chegou à Casa Branca com 71 anos?