Novo auto-retrato de Van Gogh pertenceu à mãe do criador de James Bond
O novo auto-retrato de Van Gogh, oculto por detrás da tela do quadro do pintor “Retrato de mulher (Cabeça de Camponesa)” e recentemente descoberto, pertenceu à mãe de Ian Fleming, Evelyn St Croix Fleming, o criador da personagem James Bond.
No decurso de trabalhos da National Gallery de Edimburgo de restauro do quadro retratando a camponesa foi surpreendemente encontrado um novo auto-retrato de Van Gogh. Recorde-se que o pintor holandês, que vendeu apenas um quadro em vida, reutilizava as telas por falta de dinheiro.
O raio X deste auto-retrato de Van Gogh está exposto pela primeira vez na National Galery de Edimurgo, ao lado do quadro “Retrato de mulher (Cabeça de Camponesa)” , numa exposição temporária de pintores impressionistas, aberta até 13 de Novembro de 2022.
Evelyn St Croix Fleming (1885-1964) adquiriu o quadro em 1923 nas galerias Leicester em Londres. Casada com o multimilionário Valentine Fleming, quando este morreu Evelyn herdou a sua fortuna mas com a condição de não poder voltar a casar-se.
Evelyn tornou-se então amante do pintor Augustus John e foi este que a iniciou no mundo dos marchands de arte.
Mais tarde, Evelyn vendeu o quadro e este tornou-se propriedade do rico advogado escocês Alexander Maitland, que o doou em 1960 à National Gallery de Edimburgo, juntamente com uma colecção de mais 20 quadros de outros pintores impressionistas, como Gauguin, Millet e Matisse.