O padrão português de Jacarta
Foi colocado pelos portugueses em 1522 em Jacarta, então chamada Sunda Calapa e governada por um reino hindu, após tratado assinado em 21 de Agosto do mesmo ano pelo navegador português Henrique Leme na mesma data.
Este tratado, que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa, garantia a defesa do reino hindu contra o expansionismo de um reino muçulmano em troca de pimenta. No entanto, a ajuda portuguesa não impediu a conquista muçulmana em 1526.
O padrão foi colocado numa zona, onde através do tratado, os portugueses podiam construir uma fortaleza e um armazém para as especiarias
O padrão pertence hoje ao acervo do Museu Nacional da Indonésia, em Jacarta, a capital do país, após ser encontrado já no século XX. É uma peças mais valiosas do museu.
No topo do monumento está representada a esfera armilar portuguesa e do lado esquerdo a cruz da Ordem de São João, ainda que com pouca nitidez. As letras “DSPOR” gravadas na pedra significam “Do Senhario de Portugal (governante de Portugal). Na linha seguinte estão as palavras “Esfera do Mundo” (globo) ou “Espera do Mundo” (esperança do mundo), expressões do globalismo marítimo português e do tratado assinado. O padrão tem 1,98 de altura e 700 kg de peso.