Putin não fala com Biden desde antes da invasão da Ucrânia
Na longa entrevista que deu no Kremlin ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, publicada esta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, revelou que não fala com o seu homólogo americano Joe Biden desde antes da invasão russa da Ucrânia, em 22 de Fevereiro de 2022.
“Falei com ele antes da operação militar especial e disse-lhe – não vou entrar em detalhes porque nunca faço isso – que pensava que os EUA estavam a cometer um grande erro ao apoiarem a Ucrânia e estarem a afastar-se da Rússia. Aliás, repeti-lhe isso várias vezes. E fico por aqui” disse Putin na entrevista, traduzida e publicada por escrito no site Sputnik Brasil.
Carlson demonstrou admiração e perguntou a Putin: Mas não fala com Biden desde Fevereiro de 2002?
Putin responde: Não, não falamos desde essa altura mas temos alguns contactos através das nossas agências de governo.
O presidente russo também contou a conversa que teve com Bill Clinton há mais de 20 anos sobre a hipótese de a Rússia aderir à NATO.
“Numa reunião com o presidente Clinton, em 2000, no Kremlin, quando ele estava de saída da Casa Branca disse-lhe: Ouça Bill, o que acharia se a Rússia levantasse a questão de entrar para a NATO? Acha que isso seria possível? Ele respondeu-me: “Sabe, isso é interessante, acho que sim”.
À noite, quando voltamos a encontrar-nos para jantar, acabou por me dizer: sabe, conversei a minha equipa. Não, não é possível agora”.