D. Sancho II, o único rei que não jaz em Portugal e que Salazar quis resgatar
D. Sancho II (1209-1248) morreu em Toledo, onde se exilou após um reinado politicamente muito instável de 25 anos, excomungado pelo Papa e deposto pelo irmão, que se tornaria o rei Afonso III.
O biógrafo de D. Sancho II, Hermenegildo Fernandes, refere na biografia do rei (Edição Círculo de Leitores, Lisboa 1999) que o rei foi sepultado na Catedral de Toledo em 1248, perto do túmulo de Afonso VII de Leão e Castela, mas que no século XVI o corpo foi transladado e não é hoje muito claro qual o seu túmulo.
Em 1947, Oliveira Salazar, enviou a Toledo uma comissão para averiguar onde estavam os restos mortais do rei, que se supunham na “Capela dos Reis Velhos” da Catedral de Toledo, mas não foram encontrados.
Recorde-se que os restos mortais do rei de Inglaterra Ricardo III (1452-1485) foram resgatados em 2012 em Leicester, após escavação para construção de um estacionamento, e comprovados que eram do rei através da datação por radiocarbono e comparação do seu ADN com descendentes da sua irmã Ana de York.
Em relação a D. Sancho II será possível os seus restos mortais ainda serem encontrados e realizados idênticos testes de ADN?